Tricofagia - Síndrome de Rapunzel

Gente, quanta anomalias existem nesse mundo… A tricofagia é um transtorno comportamental na qual a pessoa transtornada passa a engolir os próprios cabelos e até de outra pessoa. Isso mesmo, incontrolavelmente a pessoa passa a comer toda a cabeleria (literalmente). Mas o pior não é isso. O acúmulo de fios de cabelo nas diversas partes do sistema digestivo causa sérios danos devido ao bloqueio gastro-intestinal. Estes casos podem se tornar tão graves que necessitam intervenções cirurgicas.
Em raras ocasiões, a massa gástrica “cabeluda” prolonga-se como uma cauda para o intestino delgado, conferindo um aspecto curioso, semelhante aos cabelos da personagem dos livros infantis (Rapunzel), Por causa disso, esse distúrbio é também conhecido como de síndrome de Rapunzel. Mas, nem todos que arrancam os cabelos são tricófagos. Quem apenas os arranca sem ingerir, sofre de tricotilomania que é uma anomalia na qual a vítima se satisfaz em arrancar continuamente os fios de cabelo.
As causas principais que levam a pessoa a arrancar os cabelos e ingerir são, geralmente, impossibilidade de resistir ao impulso, sensação de tensão, ansiedade antes de começar a arrancá-los, sensação de alívio da ansiedade, após arrancar e ingerir os fios de cabelo. O tratamento a princípio consiste em usar medicamentos que corrija o metabolismo dos neurotransmissores e são administrados juntamente com a Psicoterapia Comportamental, porque vai ajudar o paciente a resolver ou administrar os conflitos psicológicos que estiver sofrendo.
M. tinha 18 anos e vivia em Chicago. Sofria de problemas no estômago, vomitava várias vezes ao dia e sentia muita dor. Sua mãe procurou uma equipe para ajudá-la na Inglaterra. Ela contou que tinha muitos problemas, e depois de comer sempre vomitava e também perdeu mais de 15 quilos. Foi feito um raixo x em seu estômago e a equipe detectou uma enorma bola de pêlo. Após uma conversa com a piscológa do hospital ela confirmou que ingeria fios do próprio cabelo diariamente. Foram retirados 4,5 Kg de massa capilar no trato digestivo através de uma intervenção cirúrgica. [Equipe médica do England Hospital]
 ————————————————————

Epidermodisplasia Verruciforme - “Homem Árvore”



Ainda existem muitos problemas que a medicina não consegue solucionar. A doença do Homem Árvore, nada mais é do que uma variação vírus do HPV, ou seja, tudo isso que você pode observar nas imagens, são nada mais nada menos que VERRUGAS. Mas como e por que este rapaz desenvolveu tantas e tantas verrugas pelo corpo?
Bem, o HPV, ou vírus do papiloma humano, infecta os queratinócitos da pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações. Uma das formas mais conhecidas de propagação da doença é pela relação sexual. No entanto, este rapaz começou a desenvolver a doença ainda na adolescência, após sofrer um profundo corte no joelho. As verrugas surgiram no local do corte e com tempo tomou todo o seu corpo de forma desordenada e incontrolada.
Os médicos acreditam que a doença se agravou por um problema genético que o rapaz possuiu: seus anticorpos são incapazes de combater ou simplesmente deter o crescimento das verrugas. O seu sistema imunológico não reconhece o vírus como uma ameaça. Assim, o vírus tem livre replicação no organismo indefeso.
Várias intervenções cirurgicas foram realizadas, mas as verrugas voltam a crescer. Atualmente os médicos acreditam que a única forma do rapaz ter uma vida “melhor” é passando por cirurgias semestrais para a retirada do excesso de verrugas. Em cada intervenção são retiradas em média 3 kg de verrugas.


Para saber o que causa verrugas na pele, clique AQUI!
__________________________________________________
 
Hipertricose Lanuginosa Congênita - Sindrome de Lobisomem

É uma anomalia bastante estranha. As pessoas que sofrem com essa doença ficam completamente cobertas por um longa lanugem (cabelo), com excessão das palmas das mãos e dos pés. O comprimento destes pêlos pode chegar a 25 centímetros. Uau!!!!!
A lanugem é um cabelo fino (como se fosse uma penugem) que aparece nos recém nascidos e que desaparece normalmente pouco antes do nascimento, alguns bebês até nascem com um pouco de lanugem e isso é normal! Mas pessoas com hipertricose não perdem essa pelugem e ainda podem desenvolve-la e se tornarem com a incrível aparência de “lobisonem”. Nesta doença os folículos capilares previamente normais de todos os tipos revertem a produção de pêlos com características de lanugem. Pêlo fino e felpudo cresce sobre grande área do corpo, repondo pêlo normal e veloso primário e secundário.
Na Hipertricose congênita, temos nada mais que 50 casos registrados. Neste caso, ainda durante a gravidez, o feto é coberto com a lanugem que deveria cair durante o oitavo mês de gestação, mas continua a crescer. Os pêlos ficam escuros e permanecem após o nascimento. Ainda não se sabe ao certo as causas, porém acredita-se que seja uma condição genética, considerada hereditária ou então pode acontecer apenas devido à uma mutação de genes. Na Hipertricose Adquirida, o crescimento de pêlos se dá após o nascimento desencadeado geralmente por problemas relacionados ao cancer.
Hipertricose é uma condição que realmente não tem uma cura. Os tratamentos incluem apenas técnicas de depilação avançadas com utilização de laser e eletrólise dos fios, porém nenhuma dessas técnicas são realmente satisfatórias.
_________________________________________________

Gêmeo Parasita - Fetus in Fetu

Esta anomalia poderia ser dizer que é um exacerbo do caso dos gêmeos xipófagos (siameses). Neste caso, é considerada uma anomalia “fetus in fetu“, quando um gêmeo malformado é encontrado dentro do corpo de um gêmeo hospedeiro, seja uma criança ou um adulto vivo.
Isso mesmo, os gêmeos não chegam a se separar completamente quando são zigotos e ficam unidos por alguma região do corpo. Um destes gêmeos cresce, se desenvolve “normalmente”, enquanto o outro se atrofia e se aloja no interior do gêmeo sadio e passa a depender completamente dele.
De acordo com a literatura especializada, quando o feto hospedeiro consegue sobreviver ao parto, este fica com uma protuberância, como se fosse um inchaço na região onde está feto parasita. Cerca de 80% dos casos ocorrem com o parasita alojado na região abdominal. Quando nasce uma criança (ou um adulto passa por exames específicos), podem ser escontradas no abdomen massas contendo ossos, cartilagem, dentes, tecido do sistema nervoso central, gordura e músculo denominadas ‘teratomas’. Mas só serão consideradas como fetus in fetu caso haja um tronco e membros reconhecidos.
Embora seja difícil saber a taxa exata de incidência, já que os casos podem passar despercebidos durante longos períodos, acredita-se que o fetus in fetu ocorre a cada grupo de 500 mil nascimentos, e muitas vezes passam desapercebidos sem serem diagnosticados.

O indiano Baghat viveu durante anos, sem saber, com o seu irmão gêmeo no próprio estomago.



————————————————————————————

Síndrome de Proteus - Doença do homem elefante


Essa é uma anomalia da medicina realmente “incrível” (para não dizer assustadora). Trata-se do surgimento de uma grande quantidade de malformações cutâneas e subcutâneas, com hiperpigmentação, malformações vasculares e crescimento irregular dos ossos. Produz-se o gigantismo parcial dos membros ou o crescimento excessivo dos dedos enquanto algumas zonas do corpo crescem menos do que deveriam. Tudo isto provoca uma desfiguração extrema da pessoa que costuma ser socialmente estigmatizada.
A síndrome de Proteus é uma doença congênita extremamente rara: se descreveram cerca de 100 casos em todo mundo, embora acredita-se que existam outros não descritos na literatura. Alguns médicos especialistas defendem que provavelmente seja causado por um gene dominante letal. Outros dizem que se deva a uma recombinação no embrião dando lugar a três tipos de células: Células normais, células de crescimento mínimo e células de crescimento excessivo. O tratamento infelizmente ainda está em fase de pesquisa, não existe uma cirurgia específica para os casos.

__________________________________________


Rabo humano ou rabo vestigial


Em 2002, nasceu um bebê na India com rabo vestigial, pessoas acreditaram ser uma reencarnação de um Deus Hindu. O bebê de apresentava uma cauda de mais de 10 cm aos 11 meses

Sim, é verdade. Embora seja bastante rara, com cerca de 100 casos documentados na literatura da medicina, existe também essa anomalia. Trata-se de bebês que nascem com uma cauda (rabinho mesmo) bem desenvolvido, formado ainda durante a gestação.
Mas como isso acontece? Na verdade, não se sabe ao certo, mas sabemos que nossos ancestrais hominídeos tinham rabo e com a evolução esta estrutura foi perdida e isso aconteceu bem antes de se tornarem bípedes (andam em duas patas, ou pés). Hoje em dia temos genes que são encarregados de produzir a morte celular das células que estavam destinadas a formar o rabo e isso já vem acontecendo a milhares de anos. Acredita-se que de alguma forma, ocorre nessas pessoas uma mutação destes genes e aquelas células não são destruídas e acabam formando o rabinho!
No entanto, há dois tipos de rabo humano: o falso rabo e o rabo humano verdadeiro, muito mais raro. O falso rabo não tem ossos nem cartilagem, é pele e gordura. Porém, o rabo humano verdadeiro tem nervos e músculos e, às vezes, até cartilagens ou vértebras. Neste caso, o rabinho possui uma musculatura associada as vértebras que permite seu movimento.
______________________________________
 
Progeria ou Envelhecimento Precoce


Progeria é uma doença genética que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal.

Essa é uma anomalia extremamente rara, e incrivelmente curiosa. Trata-se de uma doença genética que acelera o processo de envelhecimento em cerca de sete vezes em relação à taxa normal. Assim, uma criança com 10 anos se parece com uma pessoa de 70 anos. A expectativa média de vida das pessoas é de 14 anos para as meninas e 16 para os meninos.
A palavra progeria é derivada do grego e significa “prematuramente velho”. As vítimas de progeria nascem bebês normais mas, por volta dos 18 meses, começam a desenvolver sintomas de envelhecimento precoce. As principais características clínicas e radiológicas incluem a queda do cabelo, perda de gordura subcutânea, artrose estatura baixa e magra, clavícula anormal, envelhecimento prematuro, face estreita, pele fina e enrrugada, puberdade tardia, sobrancelhas ausente, unhas dos pés finas, voz anormal, lábios finos , osteoporose entre outras. A inteligência não é afetada. Normalmente a morte precoce é causada por aterosclerose.
Não há cura, e sua causa confirmada ainda é desconhecida. Atualmente, cientistas franceses e norte-americanos descobriram que a doença está ligada a um gene que controla a estrutura do núcleo das células. Neste caso as pesquisas estão avançando para uma provável cura da doença, tomara!!

7 comentários:

Anônimo disse...

caraca!!!

minha irma tem sindrome de down.

mas eu numca tinha visto essa sindrome

mas de qualquer forma,a familia tem q amar

q nem eu amo a minha irma... ela e muito linda!!!

Anônimo disse...

PUXA!!!
ESSAS DOENSAS TEM CURA???

acsa disse...

Realmente é assustador quando ñ conhecemos tais doenças, porém, estou aprendendo a conviver com uma dessa anomalias, minha filha tem 2 anos e 6 meses, e com menos de 1 ano de vida eu descobri que ela come cabelo hoje faz tratamento e tem diagnóstico de TRICOFAGIA e pra mim ainda é muito doloroso vê-la arrancar os cabelos e comer mais sei que teremos sucesso no final do tratamento.

Anônimo disse...

Oi sou Larissa Medeiros tenho 20 anos e comecei a comer cabelo com 18 anos,tudo começou quando minha vida teve varias mudanças nas quais eram dificeis para mim...Mas depois fui sentindo dores e as pessoas começaram a falar que eu estava ficando careca, isso foi o fim pra mim. hoje eu parei mas as vezes tenho vontade, mas luto pra não comer. Bjos e se cuidem

Anônimo disse...

Misericórdia!!!!

Thamires Teixeira Rocha disse...

Meu nome é Thamires, tenho 17anos e a 6 anos sofro de tricofagia.. tenho medo do que pode me acontecer, mas é uma mania que não da para controlar :s

Anônimo disse...

Meu nome é Vania tenho 29 anos. E há uns 20 anos atras percebi q arrancava os cabelos pra comer. Sofro muito com isso. Mas ñ conssigo parar. Minha vida foi e é muito dificil. E eu ñ estou consseguindo fazer o devido acompanhamento com especialista.

Postar um comentário